quinta-feira, 25 julho, 2024

Filme “As Aventuras da Princesa Mirábilis” conquista prémio em festival de cinema

O filme de animação “As Aventuras da Princesa Mirábilis– Nas Quedas de Calandula” é, actualmente, o mais premiado no universo das produções cinematográficas nacionais para crianças, ao conquistar o terceiro prémio, recentemente, no Festival de Cinema Latino e Nativo Americano (LANAFF), em Connecticut, nos Estados Unidos.

Produzido pela Kanuca TV, “As Aventuras da Princesa Mirábilis” narra a vida da soberana do Ndongo e da Matamba, Njinga Mbande, considerada a princesa-guerreira.

O director do festival (LANAFF), Carlos Torre, ao felicitar a direcção do canal Kanuca TV, considerou a conquista do galardão um testemunho do seu talento, trabalho árduo e dedicação à arte do cinema. “Estamos orgulhosos de reconhecer e celebrar o seu trabalho excepcional e esperamos ver mais filmes notáveis no futuro. Mais uma vez, parabéns e obrigado pela contribuição ao festival e ao mundo do cinema”, destacou o director do festival, em carta endereçada à Angélica Costa, da direcção-geral do canal Kanuca TV.

O festival, que decorreu entre 5 e 19 de Abril, nos Estados Unidos, e foi visto em mais de 126 países e regiões do mundo, promove as culturas latinas e nativas americanas por meio da exibição de longas e curtas-metragens, documentários e animações.

Com tantos estereótipos negativos inibindo o progresso dos latinos e dos nativos americanos nos Estados Unidos, um dos objectivos do festival é promover as duas culturas para uma melhor compreensão das percepções e realidades, permitindo que todas as comunidades se encontrem e interajam. O festival, além de filmes, promove outras manifestações artísticas inovadoras sobre latinos e nativos americanos.

Para além do prémio no Festival de Cinema Latino e Nativo Americano “As Aventuras da Princesa Mirábilis” sagrou-se vencedor, no ano passado, dos prémios “Melhor Filme de Animação”, na sexta edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Turismo Cultural de Varanazes, na Índia, e no “Yarsity Film Expo”, no Zimbabwe.

Recheado com cenas de fantasias, magia e emoção para o universo infanto-juvenil, o júri do “Yarsity Film Expo” considerou relevante a envolvente narrativa do filme, em que se destaca a promoção da cultura angolana, mostrando passagens marcantes da História de Angola para um público bastante heterogéneo e estrangeiro.

Kudzai Chikomo, director do festival zimbabweano, ao proceder ao balanço, afirmou que o filme “As Aventuras da Princesa Mirábilis” pode ser usado para abordar problemas de desenvolvimento sustentável.

Referiu que o festival recebeu um total de 1.450 filmes, por isso “estamos felizes em dizer que ‘As Aventuras da Princesa Mirábilis – Nas Quedas de Calandula’ sagrou-se vencedora como a Melhor Animação”.

O júri, de acordo com o director, foi movido pela qualidade da animação e como ela repercutiu ao apresentar uma princesa como protagonista, num filme que promove a igualdade de género e o empoderamento das mulheres, especialmente jovens mulheres. Esse aspecto, disse, converge com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 para a igualdade de género.

Considerou a história como veículo que permite divulgar e enaltecer os lugares turísticos angolanos, e promove o desenvolvimento do turismo sustentável e o crescimento económico de Angola.

“O filme promove, também, a diversidade cultural e a tolerância em ligação com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável número 10, que tem como foco a redução das desigualdades. Promove ainda o turismo sustentável capaz de contribuir para a redução da pobreza. Parabéns à equipa pelos seus esforços, e esperamos mais produções como essa”, realçou o director do “Yarsity Film Expo”, Kudzai Chikomo.

A animação 3D é tida como uma história encantadora, que cativa o coração dos petizes, e prende os olhares dos expectadores, sejam adultos como crianças, em festivais, principalmente.

Para ampliar e diversificar o público, a produção inscreveu o filme em dezenas de festivais internacionais, estando seleccionado em 19 prestigiados festivais de cinema de animação, com destaque para o “African Film Festival” (África), “The Hollwood Guerrila Filme Festival (América), “Vaasa Wildlife Festival” (Europa) e no “(International Short & Independent Film Festival” (Ásia).

Redação Gazzeta Paulista
Redação Gazzeta Paulista
A GAZZETA PAULISTA é o maior portal de notícias diárias desde 2010 abrangendo as cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e São Paulo e outras.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes