Conversa telefônica acontece em torno da preparação para a Cúpula do G20 Brasil, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio, quando a África do Sul assume a presidência de turno do fórum.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta segunda-feira a visita do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em preparação para a próxima cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro. Durante o encontro, Lula reiterou o interesse em realizar um encontro bilateral com Ramaphosa durante a cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Como próxima presidente do fórum, a África do Sul terá um papel-chave na definição da agenda e na condução dos debates sobre os principais desafios econômicos e geopolíticos globais. O presidente brasileiro lamentou não ter podido se encontrar com Ramaphosa durante a recente reunião dos países do BRICS, realizada em Kazan, na Rússia e aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para o café da manhã do grupo IBAS (que reúne África do Sul, Brasil e Índia), previsto para o dia 19 de novembro.
Lula agradeceu a colaboração e o apoio da África do Sul ao documento “Entendimentos Comuns entre a China e o Brasil sobre a Solução Política da Crise na Ucrânia”, durante as atividades da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.
Materia envida pela Assessoria de Comunicação da Presidencia do G20 no Brasil