sexta-feira, 24 maio, 2024
HomeCiência & TecnologiaPresidente participa de dois compromissos internacionais na próxima semana

Presidente participa de dois compromissos internacionais na próxima semana

Lula estará na Cúpula da Caricom, na Guiana, e na Cúpula da CELAC, em São Vicente e Granadinas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na próxima semana para Guiana e depois para São Vicente e Granadinas, onde participará de dois encontros regionais envolvendo países das Américas do Sul e Central e do Caribe, além de reuniões com líderes das nações participantes. A viagem integra a retomada da valorização de relações com a região, iniciada com o retorno do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em 2023.

A primeira parada será na quarta-feira, 28 de fevereiro, em Georgetown, capital da Guiana. O presidente participa, como convidado especial, do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Caricom, a Comunidade do Caribe, um dos organismos de integração regional mais antigos em funcionamento do planeta.

“É uma comunidade antiga, importante e consolidada”, explicou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), durante briefing à imprensa nesta sexta-feira, 23 de fevereiro. “São 15 países-membros e são muito importantes nos organismos internacionais porque são coordenados, votam em conjunto em candidaturas e resoluções e representam 7% dos assentos da ONU e 40% da OEA”, explicou.

GUIANA – Segundo o embaixador Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do MRE, a participação do presidente Lula como convidado na cúpula da Caricom, além de representar a retomada da importância do Brasil como líder regional, também pode mostrar como as metas e preocupações dos países estão alinhadas com os temas escolhidos pelo Brasil para a Presidência do G20.

“Há uma coincidência temática. Por exemplo, o tema da segurança alimentar é muito importante para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome – cerca de 80%. Tem a questão também da mudança climática. É uma região muito suscetível aos efeitos do clima. É um momento oportuno para falar sobre esses temas e o presidente Lula foi convidado a falar sobre eles”, explicou o embaixador.

Em Georgetown, o presidente também irá se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para uma visita de Estado que deve consolidar uma relação comercial cada vez mais ampla. Após a descoberta recente de grandes jazidas de petróleo e gás, a economia guianense teve crescimento recorde, de quase 400% entre 2021 e 2023 (de US$ 8 bilhões para mais de US$ 40 bi).

CELAC

Na quinta, 29 de fevereiro, o presidente viaja para Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, no Caribe. No dia seguinte, participa da abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

“Essa reunião acontece em um contexto de revitalização da CELAC, que após a saída do Brasil ficou paralisada por um tempo”, afirmou a ministra Daniela Benjamin, diretora de Integração Regional do MRE. “Teremos nessa cúpula a oportunidade de fazer uma avaliação sobre os progressos que estão sendo alcançados e saber como será ampliada a cooperação daqui para frente.

Matéria envida pela assessoria de Comunicação do Itamaraty

Isaias Dutra
Jornalista Isaias Dutra e editor Chefe do Gazzeta Paulista
Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes