sexta-feira, 24 maio, 2024
HomeÁfrica em FocoRemessas dos emigrantes caíram no quarto trimestre

Remessas dos emigrantes caíram no quarto trimestre

Angola enviou, no quarto trimestre do ano passado, remessas e outras transferências pessoais cifradas em 53,5 milhões de dólares para o estrangeiro, de onde recebeu três milhões de dólares, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

As remessas enviadas para o resto do mundo representam uma diminuição  de 13,7 milhões de dólares em base trimestral e de 179 milhões em termos homólogos, caindo de 67,2 milhões e de 232,5 milhões de dólares, respectivamente.

Os principais países de destino das remessas de Angola foram Portugal, que representa 71,8 por cento dos valores enviados por residentes, seguido da China e Vietname, com 9,0 e 4,0 por cento, respectivamente.

Em sentido inverso, as remessas e outras transferências pessoais recebidas de angolanos no resto do mundo caíram, no quarto trimestre de 2023, menos 0,62 por cento que os 3,7 milhões do trimestre anterior, ao mesmo tempo que uma redução de 0,87 milhões face ao período homólogo de 2022.

Portugal liderou a lista dos fluxos recebidos pelos residentes, com um peso de 24,2 por cento, seguido pelos Estados Unidos e da França, com 15,1 e 13,8 por cento, respectivamente.

De acordo com o BNA, no quarto trimestre de 2023, observou-se uma redução dos fluxos de entrada e saída de remessas e outras transferências pessoais em 17 e 20,4 por cento respectivamente, mantendo-se Portugal como o principal país de origem e destino desses fluxos.

Os dados indicam que se mantém a tendência decrescente das remessas e outras transferências pessoais enviadas, traduzindo-se num saldo negativo, quase na mesma proporção das remessas enviadas, uma vez que o fluxo das recebidas é residual.

As remessas de um país são rendimentos transferidos pelos trabalhadores que nele residem para as suas famílias residentes noutro país.

Matéria envia pela assessoria de comunicação do Ministerio da Economia de Angola

Artigos Relacioanados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes