quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Erro: Não foi possível obter a cotação do Euro.

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Lula expande Mais Médicos, reforça atenção primária e agiliza atendimento

O governo Lula anunciou a ampliação do Programa Mais Médicos , com a publicação do primeiro edital de 2025 para a contratação de 2.279 novos profissionais. Com essa medida, o Ministério da Saúde (MS) espera alcançar uma meta de 28 mil médicos em atividade no país, promovendo o fortalecimento da atenção primária e agilizando o encaminhamento para atendimento especializado.

As vagas serão abertas para adesão dos gestores de 4.771 municípios, priorizando regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso. Com Lula, o programa beneficia mais de 66 milhões de brasileiros e, com as novas contratações, a expectativa é de ampliar esse alcance.

Prontuário eletrônico

Além da expansão do número de profissionais, uma ferramenta essencial para a integração do atendimento está sendo reforçada com o prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como e-SUS APS . Ele permite a comunicação entre a atenção primária e especializada, reduzindo o tempo de espera para consultas com especialistas.

“Gostaria de fortalecer a importância da conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o nosso esforço contínuo para reduzir o tempo de espera para atendimento especializado, que é uma das principais preocupações da nossa gestão”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O sistema permite que o médico acompanhe o histórico do paciente, verifique se os exames estão atualizados e se as consultas de retorno foram realizadas, facilitando a continuidade do cuidado.

O coordenador do Setorial Nacional de Saúde do PT , Rodrigo Leite, comemora a ampliação do programa Mais Médicos, destacando os benefícios para a população brasileira.

“A expansão do Mais Médicos é uma grande notícia, porque esse programa está ampliando o número de profissionais participantes no país. O que isso significa? Que temos mais médicos atendendo na periferia, no interior e nas regiões mais remotas do Brasil”, afirmou.

Leite ressaltou que a iniciativa representa um avanço no acesso à saúde para uma população que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). “Setenta por cento da nossa população tem no SUS sua única fonte de atendimento A expansão do Mais Médicos agora vai beneficiar a maioria dos brasileiros”, enfatizou.

Ele ainda destacou a importância da atuação do governo na ampliação do programa. “É uma grande realização do presidente Lula, sob a liderança do nosso ministro Alexandre Padilha. Estamos felizes e temos que comemorar: mais médicos para a nossa população brasileira”.

Etapas do edital e prazo para adesão

O processo seletivo do Mais Médicos segue um cronograma previsto pelo Ministério da Saúde. Os gestores municipais interessados ​​na adesão ao programa deverão inscrever-se por meio do sistema e-Gestor até dia 24 de março. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de abril, e os médicos selecionados deverão iniciar suas atividades em maio.

O edital também prevê vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do programa com a promoção da igualdade étnico-racial e a inclusão social.

Entre os 4.771 municípios que poderão receber profissionais, 1.296 terão vagas imediatas, enquanto os demais 3.475 poderão manifestar interesse em ampliar o número de médicos. A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas distribuídas em 709 cidades.

Recepção de médicos formados no exterior

Outra frente do programa é a incorporação de profissionais formados no exterior. Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Saúde recebeu 402 médicos que passaram pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Eles atuarão em 22 estados, sendo inicialmente alocados em cerca de 180 municípios e 15 Distritos Sanitários de Saúde Indígena.

O MAAv, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), segue até 11 de abril e inclui aulas sobre o SUS, saúde mental, equidade étnico-racial e atendimento a populações vulneráveis. Para aprovação, os médicos precisam atingir uma média mínima de 50% na avaliação final.

A médica Sandra Padilha, uma das profissionais recém-chegadas ao programa, prevê sua expectativa sobre atuar em regiões remotas: “Me formei no exterior aos 40 anos e tenho muito amor pelo SUS Vou trabalhar na terra indígena do Amazonas, no Vale do Javari, onde sei que há muito a ser feito para ajudar muitas pessoas.”

Mais Médicos

Criado no governo do PT em 2013, com a presidente Dilma Rousseff, para suprir a demanda dos profissionais de saúde nas áreas com carência de médicos, o Mais Médicos mudou a vida do povo brasileiro, que precisa de cuidados com a saúde. Estudos indicam que a presença de profissionais no programa prejudica o número de encaminhamentos para especialistas, atrasa os custos hospitalares e melhora a assistência nas comunidades.

“O aumento do número de médicos fortalece muito as equipes de saúde da família e melhora a resolutividade dos problemas de saúde na atenção primária”, afirmou o ministro Padilha.

Após desmontes com o governo Bolsonaro , Lula recriou o programa e praticamente dobrou o número de médicos em atividade, passando de 13,1 mil para os atuais 26 mil profissionais. A expectativa para 2025 é que o Mais Médicos alcance o maior número de profissionais ativos em Distritos Sanitários Indígenas, com 591 médicos dedicados a essas questões.

Com a expansão do programa e a integração do prontuário eletrônico, o governo Lula pretende garantir um atendimento mais rápido e eficiente, ampliando o acesso à saúde para milhões de brasileiros e brasileiras.

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde

Redação Geral Gazzeta Paulista
Redação Geral Gazzeta Paulistahttps://gazzetapaulista.com.br/
A GAZZETA PAULISTA, fundada em 2010, é o principal portal de notícias diárias da região, trazendo informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Atuamos na cobertura de acontecimentos das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, São Paulo e diversas outras localidades.Com uma equipe dedicada de jornalistas e colaboradores, levamos ao público notícias atualizadas sobre política, economia, cultura, esportes, segurança, entretenimento e tudo o que impacta a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é manter a população informada com conteúdos relevantes e imparciais, contribuindo para uma sociedade mais bem informada e consciente.
Artigos Relacioanados

Anúncio

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad

Mais Lidos