domingo, 21 julho, 2024

 CÂMARA DECOMERCIO DO BRASIL PROMOVE SEMINÁRIO EM NOVA IORQUE SOBRE  REFORMA TRIBUTÁRIA E IMPLEMENTAÇÃO DO VAT NO BRASIL

Durante o seminário, os palestrantes irão discutir as regulamentações propostas e os impactos que a reforma fiscal terá em diferentes setores da economia brasileira. Será uma oportunidade única para os participantes mergulharem mais fundo no tema e compartilharem ideias sobre a legislação proposta para 2023.

 

 Câmara de Comércio Brasil-Americana, em parceria com Lefosse e EY, está organizando um seminário em Nova Iorque no próximo dia 24.06, com o tema “Reforma Tributária e implementação do VAT no Brasil”. Este evento contará com a presença de especialistas renomados, como Melina Rocha, autora da reforma tributária, Sérgio Fontenelle, Sócio da EY, e Vinicius Jucá, Sócio da Lefosse e Professor Tributário da Fundação Getúlio Vargas.

Durante o seminário, os palestrantes irão discutir as regulamentações propostas e os impactos que a reforma fiscal terá em diferentes setores da economia brasileira. Será uma oportunidade única para os participantes mergulharem mais fundo no tema e compartilharem ideias sobre a legislação proposta para 2024.

Além disso, o evento contará com a presença de outros painelistas como Emmanuel Abrantes, Sócio da Lefosse, e Melina Rocha, Diretor de Curso na York University – Canadá e Consultor Internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A localização do evento será divulgada em breve, e promete reunir profissionais do setor para debater e analisar as mudanças que estão por vir na política tributária brasileira. Este seminário será uma excelente oportunidade para estar atualizado e preparado para as transformações que impactarão o cenário econômico do Brasil.

Painelistas:

Melina Rocha, Diretor de Curso, York University – Canadá; Consultor Internacional VAGT/GST Consultor, Banco Interamericano de Desenvolvimento; Sérgio Fontenelle, Sócio da EY; Emmanuel Abrantes Sócio da Lefosse; Vinícius Jucá Sócio da Lefosse e professor tributário da FGV

Localização: A definir em breve

O que é VAT? Quem precisa pagar e por quê?

O VAT é um imposto incidente sobre o faturamento, não-cumulativo, ou seja, o imposto repassado nas aquisições pode ser deduzido do incidente nas vendas, e também é discriminado na nota fiscal, possibilitando ao consumidor saber exatamente a quantidade de tributo que está embutido no preço do bem ou serviço adquirido.

Se fosse implantado no Brasil, poderia substituir a COFINS, o PIS, o IPI, o ICMS, o ISS e até o ITBI.

Para entender melhor, suponha, por exemplo, que a empresa A vende suas mercadorias (produzidas sem o uso de insumos) por um preço de 100 libras (antes do imposto) para a empresa B que, por sua vez, vende sua produção aos consumidores finais por 400 libras (também antes do imposto).

Suponha ainda que exista um VAT com uma alíquota de 10%. A empresa A cobrará então 110 libras da empresa B e repassará ao governo o imposto de 10 libras.

A empresa B cobrará 440 libras de seus consumidores finais, repassando ao governo o imposto de 30libras: um imposto de 40 libras sobre suas vendas menos um crédito de 10 libras dos impostos cobrados sobre seus insumos. O governo arrecadará então um total de 40 libras.

O efeito econômico do imposto equivale, portanto, ao de uma alíquota de 10% sobre as vendas finais (não há um incentivo fiscal no sentido de a empresa B alterar seus métodos de produção nem de as duas empresas se fundirem), mas a forma de cobrança garante uma arrecadação mais eficaz.

No caso real do Reino Unido, paga-se 20% de VAT e esse valor pode ser reembolsado aos turistas internacionais que não fazem parte da Uniao Europeia.

Ou seja, os Brasileiros que estão aqui a passeio, devem pedir o formulário do VAT (VAT Return) nos estabelecimentos comerciais, preenche-lo na frente do vendedor e, no aeroporto, apresentar o formulário com as notas fiscais antes de passar pela segurança.

Foto: Acervo pessoal

Fonte : Assessoria de imprensa

Edição:

COSTA CONSULTING CO | Sula Costa MTB: 0003600/GO                                                 

Sula Costa
Sula Costahttps://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU (I.R.E.O) . Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração, construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque de 2008 a 2012. É Diretora Executiva da Costa Consulting CO,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia - DF e fundadora da Associação World Art Show BR em São Paulo, que apoia a arte visual e cultura do Brasil. Atualmente é vice-presidente da A.C.L.A.B - Academia de Ciências Letras e Artes do Brasil em São Paulo - SP.
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