quinta-feira, 25 julho, 2024

Encantarias: XVI Seminário de Culturas e Memórias Amazônicas e VI Seminário Brasileiro de Poéticas Orais

XVI Seminário de Culturas e Memórias Amazônicas e VI Seminário Brasileiro de Poéticas Orais, intitulado Encantarias, promete reunir renomados pesquisadores, artistas e pensadores para discutir e celebrar a riqueza cultural e histórica da região amazônica. O evento acontecerá dos dias 01/12/2021 a 03/12/2021, das 08:00 às 22:00, em Belém, no Pará, Brasil.

Durante os três dias de evento, serão realizadas mesas redondas, palestras, apresentações artísticas, exposições e atividades culturais relacionadas às culturas e memórias amazônicas, bem como às diversas formas de expressão das poéticas orais. O objetivo é promover reflexões sobre a importância da preservação e valorização das tradições e saberes ancestrais, bem como incentivar o diálogo e a troca de experiências entre os participantes.

Além disso, o evento também visa ampliar o conhecimento sobre a diversidade cultural e artística da região amazônica, estimulando o intercâmbio entre diferentes comunidades e promovendo a inclusão e o respeito à pluralidade cultural. Com isso, Encantarias se apresenta como um espaço de encontro e celebração das culturas e memórias que constituem a identidade amazônica, demonstrando a importância da preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Sobre o evento

Nestes tempos de pandemia, vimos o quanto as janelas, as varandas, os pátios, os olhos de nossas moradias expuseram nossa fragilidade e impuseram o distanciamento. Para nós, pesquisadores do CUMA e do GT de Literatura Oral e Popular, estar distantes é um desafio, um sofrimento, somos pessoas do abraço apertado, do junto misturado, do toque afetivo, gestos prazerosos e preciosos, do “mais que bem querer”, um sopro de Vida. Ainda que tivéssemos que cuidar do corpo, diante da efemeridade da vida, não descuidamos de nossas pesquisas acentuando, no percurso, o poder do encanto em cada investigação. E, movidos pelo prazer desta sensação de encantamento, aproveitemos o momento, carpe diem, a programação pensada ao que há de melhor para se ver, ouvir ou sentir nos temas inseridos em múltiplas perspectivas e saberes culturais, sociais, afetivos… Sintam-se acolhidos e sensíveis à magia de cada trabalho apresentado neste evento em passeio pelo reino das Encantarias.

Carga horária total: 40 horas

Organização:

Profa. Dra. Josebel Akel Fares

http://lattes.cnpq.br/1177199217893227

Profa. Dra. Nazaré Cristina Carvalho

http://lattes.cnpq.br/3419837056969280

Profa. Dra. Délcia Pombo

http://lattes.cnpq.br/6630702272279975

Profa. Ma. Dia Favacho

http://lattes.cnpq.br/2366941920717067

Prof. Dr. Alexandre Ranieri

http://lattes.cnpq.br/3481615660813031

Edição: Costa Consulting CO | Sula Costa MTB 0003600|GO

Fonte: Assessoria de imprensa

Foto : Acervo pessoal

Sula Costa
Sula Costahttps://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU (I.R.E.O) . Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração, construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque de 2008 a 2012. É Diretora Executiva da Costa Consulting CO,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia - DF e fundadora da Associação World Art Show BR em São Paulo, que apoia a arte visual e cultura do Brasil. Atualmente é vice-presidente da A.C.L.A.B - Academia de Ciências Letras e Artes do Brasil em São Paulo - SP.
Artigos Relacioanados
- Advertisment -spot_img

Mais Lidos

Comentários Recentes